segunda-feira, 21 de setembro de 2015

N.W.A

N.W.A- Niggas With Attitude, foi um grupo de gangsta rap americano, especificamente de Compton, California, composto por Eazy-E, Dr.Dre, Ice Cube, Mc Ren e Dj Yella


         O grupo foi criado em meados de 1986, por Eric Wright, o Eazy-E, um ex-traficante e membro da gangue Crips. Eazy fundou junto com Jerry Heller a "Ruthless Records" e seu amigo de infância Dr.Dre (Andre Young) lançou o primeiro álbum da banda, "N.W.A and the posse" (1987), largamente ignorado pela mídia, porém algumas músicas ficaram conhecidas, tais como "Dope Man", "8Ball", "A bitch iz a bitch" e o principal "Boyz In Tha Hood" que virou até filme.
No ano seguinte, em 88, Ice Cube (Oshea Jackson), Dj Yella, Aarabian Prince, q viria a ser o primeiro a deixar o grupo, e Mc Ren se tornaram membros do N.W.A. mesmo com o primeiro álbum tendo sido bastante criticado, o segundo trabalho, "Straight Outta Compton", é considerado a maior obra prima da história do rap, sendo 2 vezes disco de platina, com clássicos como "Gangsta Gangsta", "Express Yourself", "I an't the one", "Sraight Outta Compton" e o mais polêmico hit, "Fuck Tha Police".
      Após o lançamento da faixa, muitas pessoas se revoltaram, algumas a favor do grupo, algumas contra, o fato é que Los Angeles e Compton viraram palco de guerra durante 4 dias sem folga, resultando até em carta do FBI à gravadora, a carta dizia que a música mão poderia ser tocada nuna mais, e que se eles ousassem desrespeitar a ordem, seriam proibidos de voltar aos palcos.
     O argumento de quem estava contra era de que eles incitavam violência, uso de drogas, criação de gangues e o crime em geral, porém, Ice Cube soltou uma frase que é lembrada até hoje, "Diga algumas verdades e as pessoas perderão suas cabeças", querendo dizer q eles apenas retratavam a realidade nas cidades e bairros pobres da California, e que fizeram "Fuck Tha Police" pra mostrar o abuso de autoridade exercido pelos policiais contra negros ou pobres.
     Mesmo com toda essa confusão, N.W.A encantava multidões, e suas músicas eram como hinos nas ruas, tendo fãs até os dias de hoje, tendo até ganho um filme-biografia contando sua história, lançado esse ano mesmo, em 14 de agosto nos E.U.A. Porém o longa só chega ao Brasil no dia 29 de outubro.

    Depois de todo sucesso em 1988, algumas desavenças foram sendo criadas dentre os membros, Ice Cube alegava que não recebia o suficiemte da gravadora, acabou deixando a banda de um modo "amigável", simplismente arrebentando a sala de estar do produtor, Jerry Heller. Os membros q continuaram o começariam a considerá-lo um traidor, o que resultou em várias Disses, "Alwayz into Somethin'" atacava Ice Cube, dizendo q ele poderia ser morto em qualquer esquina, Cube retrucou em "No Vaseline", xingando todos da ex-banda.
    Como se não fosse o bastante, Eazy-E acabou brigando feio com Dr.Dre, o que resultou no fim da banda, e em uma das maiores "tretas" da história do hip hop. Um álbum inteiro de Eazy foi direcionado à Dre, que acabou atacando Snoop Dogg, que tinha acabado de aparecer no mundo do rap, revelado por Dr.Dre.
    A desavença só acabou quando, por complicações do vírus da Aids, Eazy-E faleceu, em 1995, justo quando estava perto de fazer as pazes com Ice Cube e até poderiam reunir o grupo. No enterro, todos os membros fizeram as pazes, porém Ice Cube não compareceu, pois queria que a última lembrança q tivesse do amigo fosse quando eles se encontraram da última vez, num bar de Nova Iork, na saída. "Nos despedimos e vi ele indo embora com a cidade de Nova Iork ao fundo, algo ali me disse q poderia ser nosso ultimo encontro, então aproveitei a imagem e preferi ter ela como última lembrança dele", disse Cube.
    Depois de sua morte, muitos fãs apostaram no fim de carreira dos ex-membros, porém Dr.Dre continuou nas pistas, até mais pela produção de novos rappers, como Eminem, Xzibit e posteriormente, 50 Cent. Já Cube continuou com sua carreira brilhante de rapper, e está até hoje por cima, hoje cantando com seu filho, Oshea Jr.
que inclusive o irá interpretar no filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário