Christopher George Latore Wallace (Nova Iorque, 21 de maio de 1972 —Los Angeles, 9 de março de 1997), também conhecido como Biggie Smalls, mas muito mais conhecido pelo apelido The Notorious B.I.G.(Business Instead of Game), foi um rapper estadunidense. B.I.G. entrou na história do rap como o ícone da Costa Leste dos EUA, assim como seu rival, Tupac Shakur, que foi o principal representante do rap da Costa Oeste
Christopher nasceu em Bed-Stuy, Brooklyn, New York. Seu pai abandonou a família quando ele tinha dois anos e desde então ficou sob os cuidados de sua mãe. Com a idade de 12 anos já traficava drogas em Bedford-Stuyvesant. Quando abandonou sua vida criminal, acabou realizando o sonho de virar rapper. Gravou uma demo e passou pro então produtor musical, Sean Combs (Diddy). Lançou o criticamente aclamado álbum Ready To Die em 1994, e se converteu na principal figura do rap da Costa Leste dos E.U.A. que tanto rivalizava com a Costa Oeste. Notorious B.I.G. e Tupac tentavam realizar o que parecia impossível: uma união de amizade entre os rappers da Costa Leste e a Oeste, mas quando Tupac sofre um atentado dentro da gravadora de Notorious as coisas mudam e este passa a vê-lo como um inimigo.
Biggie viajou para a Califórnia em fevereiro de 1997 para promover seu próximo álbum e gravar um videoclipe de seu single, "Hypnotize". Em 05 março de 1997 Wallace deu uma entrevista de rádio com The Dog House em KYLD em San Francisco, Califórnia. Na entrevista, ele afirmou que havia contratado um segurança uma vez que temia por sua vida, mas isso era porque ele era uma figura da celebridade, não especificamente um rapper. Life After Death foi agendado para lançamento em 25 de março de 1997. Em 8 de março de 1997, ele apresentou um prêmio de Toni Braxton no 11 º Annual Soul Train Music Awards, em Los Angeles e foi vaiado por algumas pessoas da platéia. Depois da vaia, BIG resolveu cantar a música "Who shot ya" provocando seus rivais. Após a cerimônia, após Wallace participar de uma festa organizada pela revista Vibe e Qwest Records no Museu Automotivo Petersen, em Los Angeles. Outros convidados incluíram Faith Evans, Aaliyah, Sean Combs e alguns membros das gangues Crips e Bloods.
Em 09 março de 1997, por volta de 00:30, Smalls foi com sua comitiva em dois Chevrolet Suburbans regressar ao seu hotel após o Corpo de Bombeiros encerrar a festa mais cedo, devido à superlotação. Notorious viajou no banco do passageiro da frente ao lado de seus companheiros, Damion "D-Roc" Butler, o membro do Junior M.A.F.I.A. Lil Cease e Gregory "G-Money" Young. Combs viajou em outro veículo com três guarda-costas. Os dois carros foram guiados por uma Chevrolet Blazer que leveva o diretor de segurança da Bad Boy.
Por volta de 00:45 as ruas estavam cheias de pessoas que estavam saindo do evento. O carro de Wallace parou em um sinal vermelho a (46 m) de um museu. Um Chevrolet Impala preto parou ao lado de seu carro. O motorista da Impala, um homem Afro-americano que vestia um terno azul e gravata borboleta, baixou a janela, sacou uma pistola de 9 milímetros de aço azul e disparou contra o Suburban, quatro balas atingiram Biggie no peito. Os parceiros de B.I.G. levaram-no ao Centro Médico Cedars-Sinai, mas ele foi declarado morto às 01h15
Biggie também trabalhou com Michael Jackson. Em 1995, compôs e cantou um rap para a canção "This Time Around" do popstar, e cerca de dois anos depois, estrelou a faixa "Unbreakable", porém esta só seria lançada em 2001, no discoInvincible.
Biggie é considerado um dos maiores ícones do rap, tanto sucesso resultou em um filme contando sua biografia, em 2009, chamado "Notorious- nenhum sonho é grande demais"
Nenhum comentário:
Postar um comentário