sábado, 26 de setembro de 2015

O que é o Hip Hop em si?


Hip hop é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o Disk Jokey, a breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.
Desde quando surgiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo.No momento em que o hip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas chamadas "loop" (pequenos trechos de música em repetições contínuas) em dois turntables, que atualmente é referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhada pelo rap (abreviatura de rhyme and poetry ou rima e poesia em inglês) com uma técnica vocal diferente para acompanhar os loops dos DJs. Junto com isto, surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.
A relação entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.

O termo "hip" é usado no Inglês vernáculo afro-americano (AAVE) desde 1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e "hop" refere-se ao movimento de dança. Keith "Cowboy" Wiggins e Grandmaster Flash são creditados com a primeira aplicação do termo hip hop, em 1978, ao mesmo tempo que Flash provocava um amigo que acabava de ingressar ao Exército dos Estados Unidos, proferindo as palavras "hip/hop/hip/hop", imitando a cadência rítmica dos soldados. Mais tarde, Cowboy determinou a cadência como uma referência para o MC no palco. Como os grupos frequentemente eram compostos por um DJ e um rapper, os artistas foram chamados de "hip-hoppers". O nome originalmente foi concebido como um sinal de desrespeito, mas logo veio a identificar-se com esta nova forma de música e cultura.
As canções "Rapper's Delight", do grupo Sugarhill Gang e "Superrappin", de Grandmaster Flash foram lançadas em 1979 e obtiveram um alto sucesso. Dois anos depois, Lovebug Starski, DJ do Bronx, lançou um single intitulado "The Positive Life", com referências a rappers. Então, DJ Hollywood utilizou o termo para se referir a um novo estilo de música, chamado rap. O pioneiro do hip hop Afrika Bambaataa reconhece Starski como a primeira pessoa a utilizar o termo "hip hop", para se referir a esta cultura.

hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas, devendo segui-las rigidamente.
Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da Jamaica. Por lá, existiam festas de rua com equipamentos sonoros ou carros de som muito possantes chamados de Sound System (carros equipados com sistemas de som, parecidos com os trios elétricos). Os Sound System foram levados para o Bronx, um dos bairros de Nova Iorque de maioria negra, pelo DJ Kool Herc, que com doze anos migrou para os Estados Unidos com sua família. Foi Herc quem introduziu o Toaster (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas bem feitas, muitas vezes bem politizadas e outras banais e sexuais, cantadas em cima de reggae instrumental), que daria origem ao rap.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Hollywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a frequentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado, hoje, o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por sua vasta coleção de discos de vinil.
DJ Hollywood foi um DJ de grande importância para o movimento. Apesar de tocar ritmos mais pop como a discoteca, foi o primeiro a introduzir, em suas festas, MCs que animavam com rimas e frases que deram início ao rap. Os MCs passaram a fazer discursos rimados sobre a comunidade, à festa e outros aspectos da vida cotidiana. Taki 183, o grande mestre do Pixo, fez uma revolução em Nova Iorque ao lançar suas "Tags" (assinaturas) por toda cidade, sendo noticiado até no The New York Times à época. Depois dele vieram Blade, Zephyr, Seen, Dondi, Futura 2000, Lady Pink, Phase 2, Cope2 entre outros.
Em 12 de novembro de 1973, foi criada a primeira organização que tinha em seus interesses o hip hop. Sua sede estava situada no bairro do Bronx. A Zulu Nation tem, como objetivo, acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente a violência. Começaram a organizar "batalhas" não violentas entre gangues com um objetivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artística.
Eis o grande criador

O que é o RAP?


A termo RAP significa rhyme and poetry ( rima e poesia ). O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.

O rap tem uma batida rápida e acelerada e a letra vem em forma de discurso, muita informação e pouca melodia. Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades. As gírias das gangues destes bairros são muito comuns nas letras de música rap. O cenário rap é acrescido de danças com movimentos rápidos e malabarismos corporais. O break, por exemplo, é um tipo de dança relacionada ao rap. O cenário urbano do rap é formado ainda por um visual repleto de grafites nas paredes das grandes cidades.

No começo da década de 1980, muitos jovens norte-americanos, cansados da disco music,  começaram a mixar músicas, e criar sobre elas, arranjos específicos. As músicas de James Brown, por exemplo, já serviram de base para muitas músicas de rap. O MC ( mestre-de-cerimônias) é o responsável pela integração entre a mixagem e a letra em forma de poesia e protesto. É considerado o marco inicial do movimento rap norte-americano, o lançamento do disco Rapper’s Delight, do grupo Sugarhill Gang.

Entendendo o Rap

Geralmente, o rap é cantado e tocado por uma dupla composta por um DJ ( disc-jóquei ), que fica responsável pelos efeitos sonoros e mixagens, e por MCs que se responsabilizam pela letra cantada. Quando o rap possui uma melodia, ganha o nome de hip hop.

Um efeito sonoro muito típico do rap é o scratch (som provocado pelo atrito da agulha do toca-discos  no disco de vinil). Foi o rapper Graand MasterFlash que lançou  o scratch e depois deles, vários scratchings começaram a utilizar o recurso : Ice Cube, Ice T, Run DMC, Public Enemy, Beastie Boys, Tupac Shakur, Salt’N’Pepa, Queen Latifah, Eminem, Notorious entre outros.

Anos 80: auge do rap e mudanças

Na década de 1980, o rap sofreu uma mistura com outros estilos musicais, dando origem à novos gêneros, tais como: o acid jazz, o raggamufin (mistura com o reggae) e o dance rap. Com letras marcadas pela violência das ruas e dos guetos, surge o gangsta rap, representado por Snoop Doggy Dogg, LL Cool J,  Sean Puffy Combs, Cypress Hill, Coolio entre outros.
Nas letras do Public Enemy, encontramos mensagens de cunho político e social, denunciando as injustiças e as dificuldades das populações menos favorecidas da sociedade norte-americana. É a música servindo de protesto social e falando a voz do povo mais pobre.

Movimento Rap no Brasil

O rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows de rap eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck. Na década de 80,  as pessoas não aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia.

Na década de 1990, o rap ganha as rádios e a indústria fonográfica começa a dar mais atenção ao estilo. Os primeiros rappers a fazerem sucesso foram Thayde e DJ Hum. Logo a seguir começam a surgir novas caras no rap nacional: Racionais MCs, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Câmbio Negro, Xis & Dentinho, Planet Hemp e Gabriel, O Pensador.

O rap começava então a ser utilizado e misturado por outros gêneros musicais. O movimento mangue beat, por exemplo, presente na música de Chico Science & Nação Zumbi fez muito bem esta mistura.


Nos dias de hoje o rap está incorporado no cenário musical brasileiro. Venceu os preconceitos e saiu da periferia para ganhar o grande público. Dezenas de cds de rap são lançados anualmente, porém o rap não perdeu sua essência de denunciar as injustiças, vividas pela pobre das periferias das grandes cidades.

Rap Nacional

O Hip Hop se propagou por vários cantos do mundo, e não demorou muito para chegar ao Brasil.
Os maiores ícones brasileiros são:

*Racionais Mc's

Racionais MC's é um grupo brasileiro de rap, fundado em 1988, e formado pelos mcs Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue e o dj KL Jay. É considerado por muitos como o grupo de hip hop mais relevante e influente do Brasil.
Suas canções demonstram a preocupação em denunciar como a destruição da vida de jovens negros e pobres da periferia de São Paulo é resultado do racismo e do sistema capitalista, ao sustentarem a miséria diretamente ligada com a violência e o crime. Temas como a brutalidade da polícia, do crime organizado e do estado, bem como o preconceito, as drogas e a exclusão social são recorrentes nas letras do conjunto.
Embora inicialmente conhecido apenas na capital paulista, o grupo conseguiu alcançar sucesso significativo a partir dos álbuns Raio X Brasil(1993), Sobrevivendo no Inferno (1997) e Nada como um Dia após o Outro Dia (2002).

Suas músicas mais marcantes são "Nego Drama", "Um homem na estrada", "Da ponte pra cá", "Diário de um detento", "A vida é Desafio", "Jesus Chorou", "Vida Loka" ( parte 1 e 2 ) e "Cores e Valores"


*Facção Central


Facção Central é um grupo brasileiro de rap, formado na cidade de São Paulo no ano de 1989. O grupo de rap alcançou enorme repercussão devido ao forte conteúdo de suas letras e até a prisão de seus integrantes após a veiculação do clipe "Isso aqui é uma Guerra".
O grupo foi formado em 31 de maio de 1989, na região central de São Paulo (Glicério, Cambuci e Ipiranga), sendo inicialmente integrado por Nego. Jurandir e Nego deixaram o grupo, sendo substituídos por Dum-Dum e Eduardo.De 1997 para 1998 Dj garga deixou o grupo e Erick 12 o substituiu,mas o mesmo também abandonou o grupo.
Nascidos e criados em cortiços, os componentes Eduardo (compositor/intérprete) e Dum-Dum (intérprete) conviveram desde a infância com violência social, tráfico de drogas, vícios, violência policial, delegacias e presídios. Um passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições contundentes que relatam a realidade cotidiana das camadas mais baixas da sociedade, além de criticar duramente aqueles que, na visão do compositor Eduardo, seriam os causadores dos problemas discutidos nas letras das canções.
*Sabotage
Mauro Mateus dos Santos (São Paulo, 3 de abril de 1973 — São Paulo,24 de janeiro de 2003), mais conhecido pelo seu nome artístico Sabotage, foi um compositor, cantor e ator brasileiro. O pretinho do poder, também conhecido como rei do rap nacional, Mauro, pai de 2 filhos, nasceu na Zona Sul de São Paulo, onde, depois de ter sido assaltante e gerente de tráfico, encontrou a saída no rap, entrando na música e percebendo o seu verdadeiro dom. A origem do apelido Sabotage deu-se por estar sempre conseguindo burlar as leis com tremendo êxito, como entrar em bailes, festas e boates sem permissões, e saindo ileso de inúmeras confusões. Considerado uma lenda na Zona Sul, ele inspirou vários rappers, como Rhossi, Pavilhão 9, além de ter ensinado Paulo Miklos como ser um digno malandro, no filme "O Invasor", de Beto Brant, com quem escreveu até uma música. Sabotage fez um único disco solo, o "Rap é Compromisso", sendo nada mais  nada menos que a maior obra prima do rap nacional, e participou de vários CDs com o RZO, SP Funk e outros.
Também fez parte de dois filmes, o já citado "O Invasor", e o premiado "Carandiru", além de ter recebido vários prêmios, como personalidade, revelação e outros no Hútus, o grande festival de premiação de rap no Brasil. Morreu com 4 tiros pelas costas em 24 de janeiro de 2003. Vale ressaltar que Sabotage era o próprio compositor e cantor de suas músicas. Em toda sua carreira, compôs dezenas de trabalhos e alguns deles se tornaram uma espécie de hino para expor a árdua opressão que a classe dominada sente perante a dominante. Para muitos, Sabotage é uma rica expressão da constante luta que o pobre enfrenta diariamente para viver dignamente e isso fez com que vários outros artistas usassem suas obras como samples, colagens e scratches de seus trabalhos.

*Mv Bill
Alex Pereira Barbosa (Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 1974), mais conhecido pelo nome artístico MV Bill, é um rapper, escritor e ativista brasileiro. Iniciou a carreira na música em 1988, quando começou a escrever sambas-enredo para seu pai, sendo que em 1993 fez sua primeira participação em um disco oficial. Seu primeiro álbum foi lançado em 1999 sob o título de Traficando Informação, que contou com a faixa "Soldado do Morro", que fez MV Bill ser acusado de apologia ao crime. Três anos depois, gravou o segundo trabalho, chamado Declaração de Guerra, com participações de artistas como Charlie Brown Jr. e Nega Gizza. Sua discografia ainda abrange outros dois álbuns, Falcão, O Bagulho é Doido, de 2006, e Causa e Efeito, de 2010. Ainda, lançou um disco de vídeo em 2009, intitulado Despacho Urbano. Paralelamente à carreira de rapperMV Bill lançou em 2005, junto com Celso Athayde, o livro Cabeça de Porco. No ano seguinte, Falcão - Meninos do Tráfico, disponibilizado em livro e DVD, que tornou-se conhecido nacionalmente após exibição no programa Fantástico, da Rede Globo.
O documentário conta a história de dezessete jovens que se envolveram com o tráfico de drogas, onde somente um sobreviveu. Durante as filmagens, Bill chegou a ser detido e preso por policiais. Uma sequência desse material foi lançada em 2007, sob o nome Falcão - Mulheres e o TráficoMV Bill também atua como ativista social, tendo criado junto com Celso Athayde a organização não-governamental Central Única das Favelas(CUFA), presente em todos os estados do Brasil. Acompanhada da CUFA, veio o Festival Hutúz e consequentemente o Prêmio Hutúz, que enquanto existiu, foi considerado o maior do gênero na América Latina. Em 2009participou das filmagens do filme Sonhos Roubados e, no ano seguinte, passou a integrar o elenco da 18ª temporada da telenovela Malhação, exibida pela Rede Globo, como o persongem Antônio. Apresenta o programa Aglomerado na TV Brasil, o programa A Voz das Periferias na 94,1FM do Rio de Janeiro e O Som das Ruas na 94,9FM do Rio.

Os 7 maiores rappers de todos os tempos

7-Snoop Dogg
Calvin Cordozar Broadus, Jr. (Long Beach20 de outubro de 1971), conhecido pelos nomes artísticos Snoop Doggy DoggSnoop DoggSnoop Lion e Snoopzilla é um rappercompositorprodutor musical e ator estadunidense. Em toda sua carreira Snoop já vendeu mais de 36 milhões de discos pelo mundo, tendo sua carreira iniciada em 1992, quando foi descoberto pelo rapper  Dr. Dre, e colaborou com ele no single Deep Cover, e em quase todas as faixas do álbum de estreia solo de DreThe Chronic. Apos suas primeiras colaborações com Dre, Snoop ganhou status superstar do Hip Hop estadunidense


6-Eminem
Eminem, nome artístico de Marshall Bruce Mathers III (St. Joseph, 17 de outubro de 1972), é um rapper, compositor, produtor musical e ator estadunidense. Adquiriu rápida popularidade em 1999 com o lançamento do disco The Slim Shady LP, o qual venceu o Grammy Award de Melhor Álbum de Rap do ano. O seu próximo trabalho, The Marshall Mathers LP, se tornou o álbum solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal fato o tornou conhecido no mundo inteiro, e ajudou para a divulgação de sua gravadora, a Shady Records, e do seu grupo, o D12.
The Marshall Mathers LP e o seu terceiro disco, The Eminem Show também conquistaram o Grammy Awards, tornando ele o primeiro artista a conquistar o prêmio de Melhor Álbum de Rap do ano por três vezes consecutivas. Em 2003, venceu o Oscar de melhor canção original com "Lose Yourself", que esteve presente no seu filme semi-biográfico 8 Mile. "Lose Yourself" iria se tornar o single que por maior tempo ocupou a primeira posição das paradas de hip hop (6 anos)
5-Dr. Dre
Dr. Dre (nome artístico de Andre Romelle Young ; Compton18 de fevereiro de 1965) é um rapperprodutor musical e ator estadunidense. Surgiu na cena musical no fim da década de 1980 é um dos mais conhecidos de entre os produtores de rap da atualidade. É considerado pela revista Rolling Stone como o 56º maior artista de todos os tempos, estando na frente de rappers como EminemTupac Shakur e Jay-Z.
 Dre inicou no ramo, precisamente, em 1986, como grupo N.W.A. Porém ao término da banda, diminuiu o tempo como rapper e começou a focar na produção de novos talentos. Das mãos dele sairam Eminem, Snoop Dogg, 50 cent, Xzibit...


4-Ice Cube
 O'Shea Jackson (Los Angeles, 15 de Junho de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Ice Cube, é um rapper, produtor musical, ator, escritor,produtor de filmes, e diretor norte-americano. Ele começou sua carreira em 1984 como membro do grupo C.I.A. e depois entrou para o grupo de rap N.W.A em 1986 onde compunha a maior parte dos hits. Após ter deixado o N.W.A em Dezembro de 1989, ele construiu uma carreira solo bem sucedida na música, e também como escritor, diretor, ator e produtor no cinema. Adicionalmente, ele tem servido como um dos produtores da série de televisão da Showtime Barbershop e da série da TBS Are We There Yet?, ambas sendo baseadas em filmes onde ele atuou como o personagem principal. Ele foi classificado número 9 na lista dos 10 Maiores MC's de Todos os Tempos da MTV, enquanto o próprio Snoop Dogg o elegou o maior MC de todos os tempos.

3-Eazy-E
Eazy-E, nome artístico de Eric Lynn Wright, nascido em Compton7 de setembro de 1963, viveu até  26 de março de 1995, quando morreu por decorrência de complicações do vírus HIV, em Los Angeles, foi um rapperprodutor e empresário americano. Eazy criou o grupo N.W.A, um dos maiores, se não o maior, ícones do gansgta rap mundial, porém, depois de desentendimentos com Ice Cube e Dr.Dre, respectivamente, o grupo acabou, e como se não bastasse, criou rivalidade entre os ex-membros, sendo uma delas, a 2ª maior "treta" do rap  (Eazy x Dre)
 Wright também influenciou o personagem Ryder, do game Grand Theft Auto-San Andreas.



2-Biggie Smalls
Christopher George Latore Wallace (Nova Iorque21 de maio de 1972 —Los Angeles9 de março de 1997), também conhecido como Biggie Smalls, mas muito mais conhecido pelo apelido The Notorious B.I.G.(Business Instead of Game), foi um rapper estadunidense. B.I.G. entrou na história do rap como o ícone da Costa Leste dos EUA.
 Ele e Tupac são protagonistas da maior "treta" da história do rap, ganhando documentários, teorias e até acabando em mortes, além de desencadear a guerra Wesc Coast x East Coast
 Notorious possui o 2º melhor álbum de hip hop, segundo a revista Rolling Stone, o "Ready to Die", com músicas clássicas como "Big Poopa" e "Notorious". logo após sua morte, o álbum "Life After Death" é sucesso com ícones, tais como "Niggas Bleed", "Who Shot Ya", "Notorious Thugs" entre outros


1-Tupac
 Tupac Amaru Shakur (Nova Iorque16 de junho de 1971 - Las Vegas13 de setembro de 1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac,Makaveli ou apenas Pac, foi um rapper estadunidense. Críticos e membros da indústria fonográfica o nomeiam como um dos maiores rappers de todos os tempos. Em 2010, ele já havia vendido pelo menos 75 milhões de cópias pelo mundo. Além de ser músico, Tupac também foi ator e ativista social. A maioria das suas canções trata sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, o racismo, os problemas da sociedade e os conflitos com os outros rappers. O trabalho de Shakur é conhecido por defender a igualdade política, econômica, social e racial. Antes de entrar para a carreira artística, ele era um roadie e dançarino de hip hop alternativo. 
 Sua maior briga foi com Notorious B.I.G, o que resultou inclusive na morte de ambos e da criação da guerra West Coast x East Coast, memso tendo nascido em NY, pac cresceu em Los Angeles e por conta disso, defendia o lado oeste, a California




O estilo gangsta de raíz respira

Com o filme biográfico Straight Outta Compton e a sua trilha sonora nas ruas, Dr. Dre está focado em promove-lo. Então ao lado do seu parceiro de longa data Ice Cube, o lendário produtor e rapper está estampando a capa da nova edição da revista Rolling Stone que chegou hoje às bancas.

Para a alegria dos fãs, obtivemos acesso a alguns pequenos trechos da entrevista do Dre, então você pode checa-los agora logo abaixo:


Sobre não lançar o Detox:

"Eu tinha entre 20 e 40 faixas para o Detox, e eu simplesmente não podia senti-las. Normalmente eu posso ouvir a sequência de um álbum quando estou indo, mas eu não era capaz de fazer isso. Eu não estava sentindo isso nas minhas entranhas. Então eu realmente pensei que tinha esgotado meus dotes artísticos."

Sobre o incidente de 1991 em que ele agrediu o apresentador de TV Dee Barnes e as acusações de agredir sua namorada Miche'le:

"Eu cometi algumas po##as de erros horríveis na minha vida. Eu era jovem, estúpido. Eu diria que todas acusações não são verdadeiras, algumas delas são. Essas são algumas coisas de que eu não gostaria que acontecessem novamente. Foram realmente fo##das, mas eu paguei por esses erros e no inferno não há nenhuma maneira de cometer outros erros assim novamente."

Futuro presidente?

Recentemente, Kanye West realizou um desfile para sua nova coleção Yeezy Season 2, o qual inclusive ele aproveitou para lançar uma nova faixa em colaboração com Ty Dolla $ign e Post Malone. Com isso, o pessoal da revista Vanity Fair o entrevistou e falou um pouquinho sobre todo o evento e moda, além do seu novo álbum e sua candidatura à presidência em 2020, que foi anunciada durante o VMA desse ano.

Veja a seguir os momentos mais marcantes da entrevista, destacados pela equipe do Rap24Horas:

Você ainda está pensando em concorrer à presidência em 2020?
Oh, definitivamente.

Sabemos que você está aqui para falar sobre moda, mas pessoas estão um pouco interessadas no seu álbum. Poderá demorar mais um ano?
Eu não sei. Eu não estou preocupado com os anos, eu estou preocupado com a vida e o corpo de trabalho que eu coloco para fora enquanto estou respirando.

Então você se mantem na ativa. Seu álbum ainda se chamará SWISH?
Eu atualmente o chamo de SWISH. Eu até esqueci do último nome que coloquei nele agora.


Kanye é um dos rappers mais egocêntricos do mundo, se considera o melhor, passando por cima de Tupac, Biggie, Ice Cube entre outros, o que faz com que vários fãs de rap não gostem de seu trabalho, apresentação ou até dele em pessoa

Noite de rap no lollapalooza vai ser de peso

Snoop Dogg reforça time do rap no festival. Foto: Divulgação
Snoop Dogg reforça time do rap no festival. Foto: Divulgação

     O rapper norte-americano Snoop Dogg é mais uma atração confirmada no line up do Lollapalooza Brasil 2016. Ele se junta a Eminem em noite dedicada ao rap. Segundo informações, o festival sonda ainda nomes como Macklemore & Ryan Lewis e Run The Jewels.

     Snoop Dogg se junta aos já anunciados Mumford & Sons, Noel Gallagher's High Flying Birds, Florence and the Machine, Tame Impala, Marina and the Diamonds, Haim, Bad Religion, Alabama Shakes e Of Monsters and Men. O festival ocorre nos dias 12 e 13 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Snoop Dogg começou a fazer sucesso nos anos 1990, através de parcerias com Dr. Dre (Nuthin' but a G Thang) e hits solo, como What's my name?,Beautiful e Drop It Like It's Hot.
O line up completo deve ser divulgado em novembro. Especula-se ainda que o cantor Sam Smith, dono de hits como Stay With Me e I'm Not the Only One, se apresente. A informação, no entanto, ainda não está confirmada.

Os 20 rappers q mais se deram bem esse ano

Ontem, a Forbes divulgou a lista dos 5 rappers que mais lucraram em 2015, e não muito tempo depois, eles resolveram divulgar os outros 15 nomes restantes de costume. Temos gente dos mais variados estilos inclusos nessa tal lista, os quais vão desde Jay Z Drake até Tech N9ne ePitbull.

Confira:

1. Diddy – 60 milhões de dólares
2. Jay Z – 56 milhões de dólares
3. Drake – 39.5 milhões de dólares
4. Dr. Dre – 33 milhões de dólares
5. Pharrell – 32 milhões de dólares
6. Eminem – 31 milhões de dólares
7. Kanye West – 22 milhões de dólares
8. Wiz Khalifa – 21.5 milhões de dólares
9. Nicki Minaj – 21 milhões de dólares
10. Birdman – 18 milhões de dólares
11. Pitbull – 17 milhões de dólares
12. Lil Wayne – 15 milhões de dólares
13. Kendrick Lamar – 12 milhões de dólares
14. J. Cole – 11 milhões de dólares
15. Snoop Dogg – 10 milhões de dólares
16. Rick Ross – 9 milhões de dólares
17. Tech N9ne – 8.5 milhões de dólares
18. Ludacris – 8 milhões de dólares
19. T.I. – 6 milhões de dólares
20. Macklemore & Ryan Lewis – 5.5 milhões de dólares

Nova Parceria?


Ontem, 50 Cent realizou uma videoconferência com seus fãs por meio do aplicativo Hang With, e na ocasião ele revelou uma série de novidade aos seus fãs. Elogiando a nova mixtape colaborativa do Drake com FutureWhat A Time To Be Alive, o rapper revelou que tem sérios planos de lançar um álbum em colaboração com Eminem.

Será que o mundo está preparado para isso?

Os 10 rappers mais controversos

O Hip-Hop por si só já é um gênero musical bem controverso, então naturalmente há muitos artistas nesse meio que seguem essa linha de comportamento. Há cada rapper louco que fez cada coisa maluca, que você nem imagina, visando então lhes informar sobre os artistas mais polêmicos e controversos que já apareceram na cena, que não são poucos, resolvemos organizar uma pequena listinha dos 10 maiores de todos os tempos entre esses e falar um pouquinho sobre o que cada um deles já causou.



10) The Game


Membro declarado da gangue BloodsThe Game já causou muitos problemas e controvérsia desde que apareceu no mundo do rap. Sendo um dos membros de maior destaque que já passaram pela G-Unit, o rapper foi expulso do coletivo durante um programa de rádio ao vivo por 50 Cent, que alegava que ele estava querendo bater de frente com sua autoridade e desesperadamente brilhar mais do que todos. No dia da sua expulsão, um bando de homens armados compareceram à sede da Hot 97 e dispararam diversas vezes na entrada do local.

Desde o episódio, ambos trocaram diversas ofensas e disses, mas no meio de toda essa treta, o rapper da West Coast diversas vezes demonstrou uma certa bipolaridade e mostrou amor e respeito por Fiddy, e até tentou pedir desculpas e mostrou-se aberto a retornar para seu coletivo. Além de 50, The Game já levou brigas com: Young Thug, Lil DurkGucci Mane,Yukmouth, entre outros, mas a mais notável dessas foi com o 40 Glocc. Sendo membro da G-Unit, Glocc se sentiu na obrigação de ir na mesma direção que seu patrão e zoar The Game, só que as coisas acabaram saindo de controle.

Depois de fazer muitas ameaças e postar uma foto da filha do rapper em sua conta do Instagram, 40 Glocc despertou a fúria do The Game, que pegou ele na porrada na saída de uma festa em Los Angeles. Depois do incidente, Glocc processou seu rival e alegou em redes sociais que haviam amigos dele com armas por trás da câmera que registrou o momento. Muito além de rappers, The Game também já bateu de frente com forças policias, sendo preso 6 vezes, em 2005 ele foi processado em 5 milhões de dólares quando policias alegaram que ele e amigos, todos mascarados, os cercaram e atearam spray de pimenta em seus rostos.

O seu mais famoso caso contra autoridades aconteceu esse ano durante um jogo de basquete, The Game discutiu com um policial fora de serviço na arquibancada, o que lhe fez perder a cabeça e agredir gravemente o homem, causando fraturas em seus rosto. Por conta de todos esses conhecidos problemas e sua declarada afiliação à gangues, o rapper não tem permissão para pisar no Canada.



9) Young Thug


Young Thug entrou pro jogo do rap no final de 2011, mas só no começo de 2014 ele começou a ser notado, tempo o suficiente para ele conseguir entrar na nossa lista dos 10 rappers mais controversos de todos os tempos. A princípio suas polêmicas começaram por conta da sua sexualidade duvidosa, Thugga gosta de pintar suas unhas, já usou saias, chama seus amigos de "amorzinho", além de ter um certo teor lírico duvidoso, mas com o tempo ele provou ser bem mais controverso do que isso.

- Matéria: Por dentro da controversa mente do Young Thug

Sendo claramente influenciado por Lil Wayne em sua música, Young Thug já afirmou que o rapper de Nova Orleans é o seu maior ídolo, mas toda essa idolatria pareceu ser obsessão nesses últimos tempos. Recentemente, Thugger  queria continuar a clássica série Tha Carter do Weezy lançando o Carter VI, mas a justiça lhe impediu de fazer isso e ele teve de renomear o tal projeto para Barter VI, além disso, ele também prometeu lançar uma mixtape chamada Tha Carter V, que será o título do próximo disco do Lil Wayne. Todos esses movimentos despertaram a ira do chefão da Young Money, que disparou contra Thugga e zoou a capa do Barter 6 , no qual o rapper aparece nu.

Se todas essas gracinhas lhe parecem pouco, saiba que Young Thug atualmente é alvo de uma investigação sobre um atentato contra a vida do Lil Wayne, no qual seu empresário disparou vários tiros contra o ônibus da turnê do rapper em Atlanta. Por conta da investigação, a casa de Thugger foi revistada pela polícia, e por lá os oficiais da lei encontraram drogas e armas, mas ele posteriormente pagou sua fiança e garantiu sua liberdade.



8) Chief Keef


Tendo uma incrível ascensão ao cenário hip-hop aos seus 16 anos de idade, Chief Keef sempre foi uma figura bastante controversa. Sendo preso cerca de 6 vezes ao longo de toda sua carreira artística, a mais notável dessas foi quando policiais o abordaram e quiseram ver o que tinha em sua blusa, o que fez com que Sosa atirasse contra os oficiais e corresse deles, não sendo bem sucedido em sua fuga, o rapper foi detido na ocasião e ficou em prisão domiciliar na casa da sua vó por ter apenas 16 anos na época.

- Matéria: Chiraq, o pesadelo americano

Sendo um dos grandes responsáveis pela popularização do drill music, Chief Keef já foi alvo de diversos debates e é acusado de ser um dos causadores dos altos índices de homicídios que ocorrem em Chicago por conta do mal exemplo passado com seu grande poder de influência. Lil JoJo, antigo rival do rapper, certa vez lhe provocou com a diss "BDK (3HunnaK)", dias depois da canção ele acabou sendo morto perto da sua casa, e por conta do evento Chief Keef causou revolta nas redes sociais ao postar "é triste porque Lil Jojo queria ser como nós #RindoPraCa#####" .

Além de todo esse lance de homicídios, o jovem Sosa, que tem autismo em um grau mais moderado, também causou controvérsia por conta de algumas extravagâncias suas. Certa vez, o rapper postou a imagem de uma garota lhe fazendo sexo oral em sua conta do Instagram, o que resultou na exclusão da mesma, além disso, Chief Keef teve a ousadia de faltar durante as gravações do videoclipe do seu single "Hate Being Sober" e deixar ninguém menos que 50 Cent eWiz Khalifa pu**s da vida o esperando.



7) Ice Cube


Ice Cube tem andado de boa nesses últimos anos, mas ele já causou muito em seus tempos de juventude. Sendo o cabeça do principal grupo a popularizar o gangsta rap, NWA, que já chegou até a receber uma carta do FBI por conta do teor lírico de uma das suas faixas, não poderíamos deixa-lo de fora da nossa lista.

Muita gente pode não saber, mas Cube foi o cara que tendenciou todo mundo do rap a se referir às mulheres como "bitches", então só por aí imagina o que ele já não aprontou. Suas letras, sempre agressivas, causaram um enorme rebuliço em território americano, e uma onda de protestos contra seus raps eclodiram nos U.S.A, o que lhe tornou em uma das principais razões para a criação do selo Explicit Content.

Acreditando estar sendo enganado por Eazy-E, Dr. Dre e seu empresário, o rapper se livrou do seu primeiro contrato com uma gravadora de uma maneira bem agressiva. Cube simplesmente pegou um bastão de alumínio e quebrou toda a sala do executivo responsável peloseu coletivo até ele entortar, e deixou um bilhetinho pedindo gentilmente o desligamento do seu selo, o que rapidamente lhe garantiu liberdade contratual. Fora do NWA, o rapper fez uma polêmica diss contra seus ex-companheiros de grupo intitulada "No Vaseline", além de oficialmente ter criado a vertente "rap contra o sistema", que criou grandes discussões nos U.S.A



6) 50 Cent


50 Cent é um dos rappers que mais fizeram sucesso em seu auge, e justamente suas inúmeras controvérsias o ajudaram a chegar tão longe. A primeira faixa de destaque do rapper foi a "How To Rob", na qual ele rima sobre como iria roubar os artistas de maior destaque no cenário naquela época, o que deixou muita gente irada com ele, Ghostface KillahKuruptJay ZKuruptCanibus responderam aos jabs feitos na polêmica canção.

Ao longo da sua carreira, 50 Cent colecionou uma série de desafetos, JadakissThe Game,DiddyLil WayneFat JoeOprah WinfreyGunplayNasYukmouthWebbieTrav, estão entre esses, mas os mais notáveis foram Ja RuleRick Ross e Cam'ron. Sua briga com Ja Rule ocorreu porque ele supostamente caguetou um amigo do 50 por ter roubado uma corrente sua a um chefão do crime local, o que gerou muitas disses, pancadaria e a queda de Rule, que em 2002 era seguramente o rapper mais popular de Nova York.  Com Cam'ron a parada foi diferente, após uma discussão por telefone na rádio Hot 97, os dois rappers yankees começaram a trocar ofensas, até que 50 Cent lançou a "Funeral Music". Depois de muita diss pra lá, indireta pra cá, o líder da G-Unit convidou Jim Jones Juelz Sanata do emblemático coletivo Dipset para subirem ao palco junto a ele em um dos seus shows, o que definitivamente destruiu o grupo liderado por Cam'ron, que só retornou esse ano ao cenário depois de uma reunião.

Já em relação ao Rick Ross, 50 Cent estava tranquilo na sua, mas o chefão da MMG inesperadamente disparou contra ele na faixa "Mafia Music". A canção desencadeou uma grande beef, e as coisas foram bem longe, no ápice dessa desavença 50 Cent divulgou uma sextape da mãe dos filhos de Rozay, no qual ele aparecia tirando sarro da situação, mas posteriormente o movimento lhe resultou em um prejuízo de 7 milhões de dólares por conta de um processo movido pela moça. Longe dos seus tempos de estrela, 50 também arrumou muita confusão, um dos episódios mais marcantes do rapper aconteceu em 2000, quando ele foi baleado nada menos do que 9 vezes.



5) Gucci Mane


Atualmente preso pelos crimes de dirigir embriagado, agressão, porte de arma de fogo ilegal e posse de drogas, Gucci Mane sempre foi um cara bem polêmico. Em 2013, o rapper estava saindo do controle atacando personalidades como: Nicki MinajThe Game e Keyshia Cole em sua conta do Twitter, o que posteriormente lhe fez obrigou a admitir que estava viciado em syrup há 10 anos e pedir perdão a todo mundo que provocou.

- TRETAS DO RAP: Jeezy x Gucci Mane

O episódio mais marcante na vida artística do rapper ocorreu em 2005, quando ele matou um afiliado ao seu rival Young Jeezy. Na ocasião, Gucci estava tendo relações sexuais com uma mulher, quando dois ladrões armados invadiram sua casa e tentaram roubar sua corrente, o que fez com que GuWop assassinasse um desses homens em legítima defesa. Ter a tatuagem de um sorvete cobrindo 1/4 do seu rosto e ser disparado o artista com mais músicas lançadas até hoje, mesmo tendo passado quase metade da sua carreira artística em detenção, também são grandes fatores que contribuem para formar essa controversa imagem.



4) Ol' Dirty Bastard


O falecido Ol' Dirty Bastard é uma das figuras mais icônicas da história do rap, e as diversas controvérsias em que se meteu contribuíram bastante para fomentar essa imagem. Tendo sido baleado em 2 diferentes eventos da sua vida, a ficha criminal do rapper é bem extensa, ele já foi preso 7 vezes e em 2012 o FBI revelou sua ficha completa, onde eles alegavam que ODB estava "profundamente envolvido na venda de drogas, armas ilegais, posse de arma, assassinato, roubo de carros e outros tipos de crimes violentos".

É interessante destacar um episódio em 2000 no qual ele estava cumprindo pena em um centro de reabilitação e acabou fugindo, nessa época Ol' Dirty gravou algumas faixas com seu coletivoWu-Tang Clan, mas foi detido depois de subir ao palco e se apresentar com seu grupo em um show. Todas polêmicas envolvendo o rapper não se limitavam apenas ao mundo da música e do crime, ODB era uma figura extravagante e controversa em todos os campos possíveis, noGrammy de 1998, o rapper subiu ao palco para contestar a vitória de Puff Daddy na categoria "melhor álbum de hip-hop", a qual ele acreditava que o Wu-Tang Forever deveria ter levado. Ol' Dirty Bastard também dava entrevistas bem polêmicas, em uma das suas mais notáveis para o canal BET, ele estava completamente descalço nas ruas do Brooklyn.

O episódio mais marcante do rapper talvez seja um relacionado ao seu cartão de assistência social fornecido pelo governo, que inclusive é a capa do seu clássico álbum Return to the 36 Chambers: The Dirty Version. Em 1995, a maioria dos cidadãos dos guetos de Nova York viviam graças ao auxílio financeiro mensal que esse cartão lhes proporcionava, mas ODB não precisava mais desse dinheiro, o que não impediu de que ele ainda fosse cobrar sua grana, mas de modo totalmente extravagante. Chamando a MTV para filmar o momento, o controverso integrante da Wu-Tang foi buscar seu cheque de benefício social com sua família de limousine bebendo champanhe, evento que gerou grande polêmica na época, moradores dos guetos americanos adoraram toda a parada, mas o governador da cidade não gostou nadinha e se viu obrigado a fazer uma revisão e cortar muita gente do programa de assistencialismo.

ODB costumava a dizer sempre que se ele morresse, seria obra da CIA, mas em 2004, dois dias antes de completar 36 anos, o rapper veio a falecer por conta de uma overdose de drogas.



3) Eminem


"Eminem" e "controvérsia" são palavras que andam lado a lado, a maioria dos movimentos do rapper branquelo de Detroit sempre foram embasados a muita polêmica. Filho de mãe solteira, Em' viveu grande parte de sua vida em um ambiente problemático e sempre usou muitas drogas, o que lhe trouxe muitos danos psicológicos, que foram lindamente expressados por meio dos seus raps.

Eminem nunca teve papas na línguas, então ele sempre falou o que quis sem qualquer medo de represálias, o resultado disso? Muitos processos e desafetos colecionados ao longo da sua carreira. Sério, Eminem já zoou e brigou com tanta gente que gastaríamos umas mil linhas para fazer o levantamento de todas essas pessoas, esses nomes vão desde Mariah Carey e Ja Ruleaté o Papa hahaha. Seu teor lírico sempre foram foi bem agressivo, provocativo e ácido, coisas que iam desde provocações pessoais a celebridades, até incitações a estupro e assassinato, e se você levar em conta que até sua mãe (que o maltratou muito na infância) já recebeu algumas dessas "gentilezas", a parada fica mais tensa ainda.

Além de artistas e personalidades, Eminem também já sofreu processos de muitas organizações LGBT, feministas, religiosas, entre outras, tudo por conta das suas letras ácidas. E se você pensa que toda essa loucura se restringe apenas aos seus raps, se engana, na vida real o rapper também já causou bastante, ele já foi preso 2 vezes por agressão, 1 por porte de armas, e em 2005 sofreu uma grave overdose de drogas, que lhe deixou com algumas sequelas e quase resultou em sua morte. Um fato interessante sobre Eminem é que ele tem uma coleção de serras elétricas.


2) Tupac


Tupac é sem dúvidas um dos maiores rappers de todos os tempos, mas ele também é um dos mais controversos, Sendo alvo de conservadores por disseminar o gangsta rap, que estava eclodindo na época, o rapper também era muito perseguido pela polícia, em 1991 ele foi espancado por oficiais da lei e recebeu quase 50 mil dólares em um processo indenizatório contra esses, mas foi em 1993 que a coisa realmente ficou feia com os tiras. Quando um carro que ele estava dentro quase atropelou dois policiais que estavam bêbados e com armas roubadas, eles entraram em discussão, o que fez com que Pac atirasse neles e os acertasse em 3 lugares diferentes, tendo razão legal na situação, nada aconteceu com o rapper.

A mais notória das acusações criminais contra o 2Pac ocorreu em 1993, uma moça com qual ele alega ter tido uma relação consensual, o acusou de estupro. De acordo com a versão do rapper, ele a deixou sozinha no quarto com membros da sua comitiva, que supostamente praticaram a violência sexual, mas o juri não acreditou em sua defesa e o condenou a 20 anos de prisão, que poderiam ser anulados com a sua fiança estipulada em 1,4 milhões de dólares. Sem dinheiro na época, Pac concordou em assinar um contrato com a Death Row Records se Suge Knight pagasse sua fiança, e foi o que aconteceu.

Na sua nova gravadora, o rapper quase morreu quando foi baleado 4 vezes em Nova York saindo de um estúdio, incidente que lhe deixou neurótico, agressivo e o fez arrumar muuuita confusão. Suspeitando de que Notorious B.I.G e Puff Daddy estivessem por trás do crime, o rapper lançou a diss "Hit Em Up" e declarou guerra contra eles, toda essa beef gerou muitas provocações, porrada, disses e acabou tomando proporções tão grandes que se tornou uma verdadeira guerra da West Coast x East Coast. No ano seguinte a isso, Tupac veio a falecer, mas sua morte é um mistério até hoje, muitos acreditam que Biggie e Diddy estão por trás do crime, enquanto outros dizem que Suge Knight é o responsável, há até quem credite os illuminatis por isso ou afirme que ele não morreu, até porque Pac deixou muitos indícios de que sua morte pode ter sido forjada, no mais, até hoje ninguém foi identificado e responsabilizado pelo crime.



1) DMX


Desde menor, DMX sempre foi um cara muito controverso e hardcore. Quando jovem, causava muitos problemas na escola e foi levado pela sua mãe para um internato, mas ele fugiu de lá com um amigo e começou a praticar diversos furtos para sobreviver. Por conta de problemas com drogas como: crack e cocaína, que vieram desde os seus tempos de jovem, o rapper sempre se meteu em confusão, e mesmo sendo um dos artistas de hip-hop que mais venderam discos, hoje ele perdeu a maior parte da sua fortuna acumulada em seus tempos de prosperidade.

A agressividade de X transcende completamente o mundo da música e também está presente na sua vida pessoal. O rapper já foi preso cerca de 16 vezes, dentre os crimes que ele cometeu, temos coisas como: porte de arma, posse de drogas, conduta desordeira, agressão, roubo, maus tratos aos animais, entre outros. Em um desses crimes, o qual ocorreu em 2004, o rapper foi pego armado no Aeroporto Internacional de Nova York depois de tentar roubar um veículo sob influência de cocaína, de acordo com a vítima, ele alegou ser do FBI e começou a latir na sua cara, nunca foi explicado porque ele queria o carro, até porque o seu estava estacionado ali perto, e falando no seu automóvel, a polícia achou um saco cheio de pedras de crack por lá nessa ocasião.

DMX também é uma figura chave quando o assunto são Iluminattis e sujeira na indústria, o rapper já deu várias declarações incitando que existe muito coisa ruim e errada atrás dos panos do show business, além de alegar que há uma conspiração da indústria contra ele. E apesar de atualmente fazer rap gospel, X já foi beeeem controverso em seus raps rimando coisas como: "Estou indo atirar na sua esposa, tentando enviar a va##a de volta pra sua criadora / E se você tem uma filha mais velha com 15, eu vou estuprar ela / Pegar ela no chão da sala de estar, ali mesmo na sua frente", na faixa "X-Is Coming".